Categories:

Curso orienta idosos sobre acesso à tecnologia

vvb

Abraços emocionados marcaram a tarde desta sexta-feira (14), quando 68 idosos estiveram no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) para receber o diploma de conclusão de curso do Projeto Inclusão Digital. A iniciativa é da Fundação Educacional de São José (Fundesj). 

A alegria de completar a jornada de aprendizado tomou conta dos formandos, seus companheiros de vida, filhos e netos para a formatura. Vestidos com beca, eles encerraram um ciclo de aprendizados e agora estão prontos para utilizar as funcionalidades de seus celulares.

O aluno Luiz Carlos de Maria, conhecido pelos amigos de turma como “Titio”, conta que o celular se tornou um aliado para agilizar as atividades diárias. “Eu não sabia utilizar  direito o celular, apenas para atender ou fazer ligações. Agora já estou conectado, em vários grupos e posso fazer contato com os amigos. Também aprendi a fazer pagamentos e transferências bancárias de forma segura, antes eu precisava ir ao banco pelo menos uma vez ao mês. Aprendi a não cair em golpes na internet e a baixar alguns jogos. Tudo isso facilitou muito a minha vida”, pontuou.

A superintendente da Fundesj, Maria Helena Krüger, acredita que o projeto contribui para que São José seja uma cidade inteligente. “Todo esse processo é feito por pessoas e para pessoas. Fundamental então incluir as pessoas no mundo digital para que tenham acesso a uma variedade de serviços. Mais do que aprender a utilizar o celular ou a se conectarem, eles saem do curso com a autoestima renovada e muito mais seguros”, comentou.

Com essa cerimônia, já são cerca de 250 idosos formados. O projeto é um trabalho conjunto que envolve a metodologia da Fundesj com o apoio da secretaria de Assistência Social, Estácio de Sá, que além de  ceder o espaço para as turmas de Barreiros indica universitários que auxiliam na formação dos idosos e Banco do Brasil que por meio  de seus técnicos traz informações que ajudam os alunos a entenderem como se prevenir de golpes na internet.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *