Iniciativa é realizada de forma piloto com profissionais do CEI São José
“Como você quer afetar o mundo que o cerca?”. Com uma série de questionamentos sobre as escolhas de cada um, o palestrante Moacir Rauber despertou reflexões aos cerca de 60 professores do Centro de Educação Infantil (CEI) São José.
A oficina integra o projeto-piloto “Afetar com Afeto”, iniciado nesta semana com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da gestão socioemocional entre os profissionais de Educação da rede municipal de ensino. A atividade é ministrada em dois encontros, sendo o próximo realizado na semana que vem.
“A proposta é avaliarmos esse piloto para aprimorarmos e estendermos para toda a rede municipal. A pandemia mudou a dinâmica educacional, e estamos enfrentando novos desafios. O projeto visa favorecer as habilidades emocionais dos nossos profissionais, necessárias para enfrentar essas mudanças de maneira saudável e produtiva “, declarou a superintendente da Fundação Educacional Municipal de São José, Maria Helena Krüger.
A oficina foca em duas estratégias: cultivo da inteligência positiva e aplicação da comunicação não violenta. No primeiro encontro, Rauber apresentou os quatro pilares da comunicação não violenta: observar sem julgar, sentir com genuíno interesse pelo outro, identificar necessidades e saber pedir.
Para a diretora do CEI São José, Marileia Backes, o projeto tem potencial para criar um ambiente ainda mais acolhedor e colaborativo. “Os professores deixaram os encontros entusiasmados. Temos certeza que são reflexões que fortalecem a saúde mental dos educadores e melhoram as relações humanas”, frisou.
A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Luciane de Souza Loch, que preside o Conselho Escolar da unidade, também elogiou. “O projeto é muito válido para o grupo. O nosso CEI, por exemplo, atende muitas crianças com deficiência e são muitos desafios”, citou. A unidade conta com cerca de 270 crianças matriculadas em creche e pré-escola, sendo que 37 apresentam laudo que possuem alguma deficiência.
A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Prefeitura de São José (Fundação Educacional Municipal e Secretaria Municipal de Educação), a Junior Achievement (JA) e a Acate São José.
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